https://go.hotmart.com/O4581294J

Como limpar retirar manchas dos estofados

Como limpar retirar manchas dos estofados

Para você deixar seu móvel sempre limpinho e com cara de novo, trouxemos hoje este artigo que ensina como limpar retirar manchas dos estofados. Manter o sofá de casa limpo não é tarefa muito fácil, é comida que cai no sofá, sua visita que derrama bebida, seu pet que o deixa com pêlos e por ai vai . 

A limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo, para isso confira o que você não deve utilizar na limpeza e saiba também como se livrar de manchas.

Tipo de limpeza ideal

O tipo de limpeza ideal vai depender do material que o seu sofá é feito: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros. Antes de escolher o material para limpeza é importante também verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza.

Como limpar retirar manchas dos estofados

Tecido, linho e veludo: Para estes tipos de tecidos você utilizará uma solução feita da seguinte forma:

  • Misture um litro de água morna com 250 mls de vinagre branco.
  • Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá.
  • Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco em seguida.

O vinagre além de limpar também remove odores e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

Couro: Para sofás de couro, napa ou courino a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro, para manter a característica e o brilho e na sequência, seque com um pano de algodão.

Para conservar o couro e evitar as rachaduras aplicaque vaselina ou silicone líquido com uma flanela seca sobre o sofá, faça isto a cada três meses.

Camurça: Para este tipo de tecido é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira.

Escove o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça ou use o aspirador de pó com o acessório de escova.  

Alguns especialistas indicam a impermeabilização para evitar que o móvel fique manchado, caso seja atingido por bebidas ou tinta de caneta, por exemplo. Se optar por impermeabilizar seu móvel, procure por empresas especializadas e exija produtos que não sejam inflamáveis.

O que evitar ao limpar o sofá

Nunca utilize:

  • Produtos que contenham cloro
  • Sabão em pó

Na dúvida, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Como limpar retirar manchas dos estofados

Quando se derruba algum tipo de líquido ou comida sobre o sofá, o ideal é que seja limpo imediatamente para facilitar a limpeza e remoção da mancha, quanto mais rápido você limpá-lo, maiores as chances da mancha sair.

Vinho e café: O ideal é o uso de papel toalha, para absorver o máximo possível do líquido derramado. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre.

Jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, sem esfregar. Se necessário, repita o processo.

Outra opção é passar gelo sobre a mancha e ir enxugando.

Refrigerante: para retirar a mancha recomenda-se a aplicação de detergente líquido neutro e incolor diluído em um pouco de água.

Caneta: Aaah as canetinhas… Neste caso umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.

Uma segunda opção é passar um pano molhado com removedor de maquiagem sobre a mancha.

Gordura: para retirar manchas de gordura e comida:

  • Misture 200 mls de água morna com 50 mls de detergente neutro, agite esta mistura para obter uma espuma e aplique-a com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, depois absorva a umidade com um pano ou papel toalha, sempre das bordas para o centro da mancha. Passe um pano seco  e deixe secar.

Dicas para cuidar do seu sofá

  • Lenços umedecidos são grandes aliados na limpeza do sofá;
  • Salpicar bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixar agir por 30 minutos ajuda na limpeza e eliminação de odores. Essa técnica é ideal para pessoas que tem animais em casa e são alérgicas;
  • Higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza dos estofados;
  • A impermeabilização dos estofados é um método muito útil para sua conservação. Apesar o investimento não ser baixo, o resultado é satisfatório, principalmente para quem tem crianças em casa.

 Você gostou  deste artigo, ele foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos!

Você tem alguma dica que não colocamos aqui? Deixe aqui seu comentário.

Junte-se a nós no grupo do Facebook, clique aqui para entrar! Nosso grupo foi feito para você encontrar tudo sobre artesanato e dicas para facilitar seu dia a dia!” 

Deixe seu comentário